Ir para o conteúdo principal
Plataforma de participação dos cidadãos
Painel de Cidadãos Europeus sobre a Mobilidade para fins de Aprendizagem

Uma nova fase da participação dos cidadãos

Dar seguimento à visão dos cidadãos para a mobilidade para fins de aprendizagem

Novas metas para 2030 para uma maior mobilidade educativa

Para incentivar uma maior aceitação das oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem, a recomendação do Conselho estabelece novas metas a alcançar a nível da UE até 2030: pelo menos 23 % dos diplomados do ensino superior e pelo menos 12 % dos aprendentes do ensino e formação profissionais deverão beneficiar de oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem. Além disso, até 2027, a UE visa assegurar que pelo menos 20 % de todos os aprendentes que beneficiam de mobilidade para fins de aprendizagem no estrangeiro são pessoas com menos oportunidades.

O Conselho convidou os Estados-Membros a informarem a Comissão, até ao final de 2026, sobre as ações existentes ou previstas que poderiam apoiar a Recomendação do Conselho «A Europa em Movimento» nos setores do ensino superior, do ensino e formação profissionais, do ensino escolar, da educação de adultos e da juventude e do desporto. 

Um novo capítulo sobre a livre circulação na educação

21 recomendações para tornar as oportunidades de aprendizagem no estrangeiro uma realidade para todos

Os participantes salientaram áreas fundamentais para melhorias e soluções prioritárias para aumentar o acesso e a participação em experiências de aprendizagem no estrangeiro, independentemente da idade e do domínio educativo, desde o ensino escolar ao ensino e formação profissionais, bem como ao ensino superior, à educação de adultos e também a contextos de aprendizagem não formal.

O conjunto completo de recomendações pode ser consultado na secção Documentos abaixo.

Como podemos tornar as oportunidades de mobilidade para fins de aprendizagem uma realidade para todos?

Qual foi o resultado dos trabalhos do painel?

A Comissão Europeia decidiu apresentar uma nova proposta política em 2023 com o objetivo de promover a mobilidade para fins de aprendizagem para todos no Espaço Europeu da Educação — independentemente do local de origem ou da situação de cada um.

O resultado dos trabalhos do painel é uma lista de recomendações, O painel apoiará os trabalhos da Comissão no âmbito da proposta de recomendação do Conselho relativa à mobilidade para fins de aprendizagem.

Calendário

As sessões do Painel sobre a mobilidade para fins de aprendizagem tiveram lugar entre março e abril de 2023.

  1. 3-5 de março de 2023
    Sessão 1 - Bruxelas

    Na primeira sessão, os cidadãos criaram uma visão partilhada do que deveria ser o futuro da mobilidade para fins de aprendizagem na Europa. Além disso, identificaram os diferentes grupos-alvo que têm de ser considerados para tornar a mobilidade para fins de aprendizagem uma realidade para todos.

    Ver ordem de trabalhos e resumo na secção Documentos.

     

  2. 24-26 de março de 2023
    Sessão 2 - em linha

    Na segunda sessão, os participantes — com base na visão partilhada, nos grupos-alvo e nas tendências emergentes identificadas na sessão 1 — debateram mais pormenorizadamente os principais obstáculos e desafios com que se deparam os diferentes grupos de cidadãos europeus no que diz respeito à mobilidade para fins de aprendizagem.

    Ver ordem de trabalhos e resumo na secção Documentos.

     

  3. 28-30 de abril de 2023
    Sessão de encerramento - Bruxelas

    A sessão de encerramento apresentou as conclusões dos debates, juntamente com as recomendações dos painéis, à Comissão Europeia. A lista final de recomendações pode ser consultada na secção Documentos abaixo.