Que tipo de Europa, justa para todas as gerações atuais e futuras, queremos alcançar?

Nas próximas semanas, 150 cidadãos selecionados aleatoriamente dos 27 Estados-Membros reunir-se-ão para debater como deve ser uma União Europeia equitativa do ponto de vista intergeracional e as medidas que podem ser tomadas para criar um futuro em que todas as gerações possam prosperar.
Num período de mudança e transição, a União Europeia pretende tirar partido da sua história comum, olhando simultaneamente para um futuro sustentável e inclusivo. Para o efeito, temos de garantir que as decisões hoje tomadas não prejudiquem as gerações futuras e que haja uma maior solidariedade e empenho entre pessoas de diferentes idades.
Neste contexto, convidam-se os participantes a refletir sobre as seguintes questões:
- Como podemos colmatar os fossos geracionais em benefício de todos, promovendo uma narrativa de solidariedade, apoio mútuo e responsabilidade partilhada?
- Como podemos equilibrar as necessidades e os interesses de todos os grupos etários, incluindo os das gerações futuras?
- Como podemos pensar a longo prazo para construir uma sociedade mais justa e mais resiliente?
O que podemos esperar do painel

A Comissão Europeia está empenhada em tornar os membros do painel cocriadores de pleno direito da Estratégia para a Equidade Intergeracional.
Todos os participantes debaterão os seus pontos de vista em conjunto enquanto cidadãos de diferentes gerações, tirando partido das suas experiências de vida ricas e diversificadas. Analisarão visões para um futuro mais equitativo para todos, explorarão possíveis vias para concretizar essas visões e debaterão ideias e ações que permitam alcançar o maior impacto possível. Os cidadãos serão ainda os primeiros a examinar e a responder às propostas políticas concretas que os decisores políticos, em colaboração com peritos, estão a conceber para promover uma União Europeia mais justa para todas as gerações.
O resultado do painel consistirá numa lista de recomendações que serão tidas em conta na Estratégia para a Equidade Intergeracional.
Calendário
O Painel de Cidadãos Europeus sobre equidade intergeracional irá decorrer ao longo de três fins de semana, entre setembro e novembro de 2025.
- 12-14 de setembroSessão 1 — Bruxelas
- Introdução ao tema «Equidade intergeracional».
- Intercâmbio preliminar das ideias que os participantes considerem mais promissoras no contexto deste exercício.
- 17-19 de outubroSessão 2 — em linha
- Balanço da sessão 1 e desenvolvimento de ideias por tema e tópico.
- Primeira fase de elaboração de recomendações.
- 14-16 de novembroSessão de encerramento — Bruxelas
- Conclusões dos debates e recomendações à Comissão Europeia.
- Explicação das próximas etapas — impacto na elaboração de políticas.
- outubro — dezembroCocriação da estratégia
Como se apresenta? Onde se pretende chegar?
Equidade intergeracional: o que está em causa?

Na sequência de iniciativas internacionais como o Pacto para o Futuro das Nações Unidas, assinado pelos líderes mundiais, em 22 de setembro de 2024, as orientações políticas da Comissão para 2024-2029 afirmam que, uma vez que existe «uma insatisfação na sociedade», a União Europeia deve assegurar «que decisões hoje tomadas não prejudiquem as gerações futuras e que haja uma maior solidariedade e empenho entre pessoas de diferentes idades».
A responsabilidade por este trabalho foi atribuída ao comissário Glenn Micallef, que, na sua carta de missão, foi incumbido de «preparar uma estratégia [para a equidade intergeracional] que defina a forma como podemos reforçar a comunicação entre gerações e assegurar que os interesses das gerações atuais e futuras são respeitados em todo o nosso processo político e legislativo».